sábado, março 10, 2012

O PEDRO E O PAULO


Passando os olhos pelo Mais Futebol, deparo-me com duas referências do futebol português: Pedro Barbosa, agora comentador desportivo da TVI e Paulo Bento, actual seleccionador nacional. 

Quando olho para eles, lembro-me, desde logo, dos muitos momentos que me proporcionaram enquanto jogadores. Paulo Bento, trinco, diria talvez o melhor médio defensivo português que tenho memória. Superior a André, Costinha ou Oceano e, no meu gosto pessoal, mais marcante que Paulo Sousa ou Petit. Já Pedro Barbosa era uma espécie de Óscar Cardozo, não na sua maneira de jogar mas sim na forma como dividia corações. Uns odiavam-no, achando-o um molegão e demasiado lento, outros, como eu, adoravam-no. Classe pura, qualidade técnica acima da média, pormenores a lembrar Zidane, golos fabulosos, enfim, um jogador extraordinário que fazia coisas com a bola que poucos faziam.

Deixo-vos aqui um episódio interessante que ocorreu em 92. Paulo Bento e Pedro Barbosa, dois jogadores que davam nas vistas no Guimarães. Gostava muito daquela equipa e via todos os jogos do Vitória na televisão. Houve um jogo, frente à União da Madeira, que por interdição do estádio Afonso Henriques, foi disputado no Magalhães Pessoa em Leiria. Eu, miudo, não perdi a ocasião e fui ao estádio ver, imagine-se, um Vitória - União da Madeira. No topo, perto dos Insane Guys, vibrei com o Guimarães e com o Pedro e o Paulo. Boas memórias, sem dúvida.

Mais tarde o Paulo Bento foi para o Benfica e infelizmente o Barbosa foi para o Sporting. Se há muitos e bons momentos do Bento ao serviço do glorioso - apesar das péssimas equipas que encontrou -, já do Barbosa, no meio de tanto jogo de qualidade, recordo-me de um com particular emoção:época 2000-01, frente ao Leiria, Barbosa fez isto:


OS 23 DE PAULO BENTO...

Não estava para falar sobre este assunto mas depois de ver algumas respostas de Paulo Bento, parece-me evidente que ele já tem praticamente definido o lote de 23 que o acompanhará para o Euro.

3 Guarda-Redes
7 Defesas
6 Médios
7 Avançados

O que me pareceu mais claro foram os 6 médios. Veloso, Meireles e Moutinho serão as primeiras opções, Manuel Fernandes, Micael e Martins as alternativas. Pareceu-me claro que Hugo Viana não faz parte das opções de Paulo Bento.

Também me pareceu que Bento contará com Nélson Oliveira. Juntar-se-á provavelmente a Nani, Ronaldo, Quaresma, Varela, Postiga e Hugo Almeida.

Lá atrás, levará com toda a certeza 4 centrais e 3 laterais, sendo que um dos centrais também poderá jogar de lateral e um dos laterais terá a capacidade para preencher o lado esquerdo e o direito. Neste sentido, penso em Ricardo Costa e em Sílvio. Os outros serão mais ou menos consensuais: Bruno Alves, Pepe e Rolando para o centro da defesa e João Pereira e Coentrão para os flancos.

Na baliza, Patrício, Eduardo e Beto serão, com toda a certeza, as opções.

OS 23:

Patrício
Eduardo 
Beto

Pereira
Silvio
Ricardo Costa
Rolando
Alves
Pepe
Coentrão

Veloso
Manuel Fernandes
Meireles
Micael
Moutinho
Martins

Nani
Varela
Ronaldo
Quaresma
Hugo Almeida
Postiga
Nélson Oliveira

Sem comentários: